COSTUMES BÍBLICOS: RELÂMPAGOS DAS ESCRITURAS 2

RELÂMPAGOS DAS ESCRITURAS 2

RETORNE A PARTE 1

RELÂMPAGOS DAS ESCRITURAS SAGRADAS

PARTE 2

São comentários e pequenos estudos de capítulos e versículos da Bíblia, escolhidos aleatoriamente no intuito de nos ajudar a por nossa fé em prática.

Dê graças ao Senhor por Ele não desistir de nós até mesmo quando desistimos dEle. Agradeça-O por mostrar-nos como Ele é fiel! Sejam todos abençoados e renovados na fé e na perseverança e na sede da busca pelo Conhecimento do Caráter Divino mostrado nas Sagradas Escrituras. Para que, através da meditação, leitura e estudo, o Espírito Santo nos ilumine e nos ajude a alcançar o tamanho de Cristo Yeshua[JESUS], 

O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;(Pv 1.15)

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Ef 4:13)
AMÉM!

RELÂMPAGO DO HEBRAICO BÍBLICO:

Por que Jerusalém está onde está
(👈CLIQUE NA FOTO)
Qual é a principal razão da antiga Jerusalém estar onde está? A resposta é uma fonte de água confiável chamada de Fonte de Giom. No entanto, essa fonte estava em um local inconveniente. Os moradores jebuseus da antiga Jerusalém tinham de descer do topo da colina até o vale, fora dos muros da cidade, para terem acesso à água. Para facilitar o acesso, foi construído um túnel subterrâneo secreto em 1600 a.C. Essa é, precisamente, a "passagem de água" usada por Davi para conquistar a cidade, de acordo com 2 Samuel 5:8.

RUTE 1.8,9 [O PRÓXIMO É INCENTIVADO A SEGUIR O SEU EXEMPLO]

Viúvas do mundo antigo enfrentavam dificuldades extremas, elas eram quase sempre afligidas pela pobreza. É por isso que muitas das leis de Deus incluíam provisões para essas mulheres. O Senhor buscava protegê-las e suprir suas necessidades. A lei judaica exigia que o parente mais próximo de um esposo falecido cuidasse da viúva. Entretanto, Noemi não tinha parentes em Moabe e não sabia se outros parentes seus ainda estavam vivos em sua terra, Israel.
Mesmo em sua situação desesperada, Noemi não tinha uma atitude egoísta. Ela decidiu retornar a Israel, mas incentivou Rute e Orfa a ficarem em Moabe e recomeçarem sua vida. Ela fez isso, embora pensasse que isso tornaria as coisas mais difíceis para ela.
Como Noemi, devemos levar em conta as necessidades do próximo, e não somente as nossas. Isso requer confiar-nos ao cuidado de Deus acima de tudo. Conforme descobriu Noemi, quando você age sem egoísmo, o próximo é incentivado a seguir o seu exemplo.

MARCOS 9.34 [ABENÇOAR CRIATIVAMENTE O PRÓXIMO E HONRAR DEUS]

Os discípulos foram pegos em sua luta constante para o sucesso pessoal. Quando viram a si mesmos como Jesus via-os, ficaram envergonhados de responder à Sua pergunta. Eles perceberam como eram desordenadas as suas prioridades à luz dos valores de Cristo.
É sempre doloroso comparar nossas motivações com as de Jesus. Não é errado que os cristãos sejam trabalhadores incessantes ou que tenham alguma ambição no sentido positivo, mas obedecer a Deus e servir ao próximo deve vir sempre em primeiro lugar.
A maioria das pessoas pensa que a obediência e o serviço sejam uma limitação e um fardo. Mas, e se você considerasse isso como um desafio - uma oportunidade de ser criativo? Como pode ser uma bênção para o seu próximo? Que maneiras criativas você poderia inventar para atender as necessidades de alguém ou simplesmente ser um incentivo aos outros?
Há tantas possibilidades para abençoar criativamente o próximo e honrar Deus. Quem mais você poderia convidar para acompanhá-lo em servir ambiciosamente ao próximo, obedecendo à ordem de Jesus de ser "o derradeiro de todos e o servo de todos" (Mc 9.35)?

LEVÍTICO 20.22,23 [AS LEIS DE DEUS NÃO SÃO SEM SENTIDO!]

Tendemos a distinguir claramente entre as leis espirituais de Deus e as leis da natureza. Por exemplo, a lei da gravidade proíbe-nos de pular de um prédio de 10 andares. O motivo é óbvio. No entanto, não acreditamos que as leis espirituais de Deus funcionem da mesma maneira. Em vez disso, cremos em que, de alguma forma, podemos voar.
Deus deu ao Seu povo muitas leis; Êxodo e Levítico estão repletos delas. Mas, as leis de Deus não são sem sentido, Ele proíbe certas coisas porque quer impedir que Seu povo destrua a si mesmo. Às vezes, vemos essas restrições como obstáculos para a felicidade; no entanto, o Senhor "não negará bem algum aos que andam na retidão" (Sl 84.11).
O problema é a nossa perspectiva; não conseguimos perceber a diferença entre voar e cair. Não importa o que as leis espirituais parecem ser no momento, Deus somente proibiu o que nos arruinará no final. A próxima vez em que se sentir atraído por um prazer físico ou emocional que seja restrito pelo Senhor, lembre-se de que Deus cuida de você, e busque saber como essa restrição pode ser para o seu próprio bem.

MARCOS 8.34,35 [SALVAÇÃO, NÃO TRATAMENTO VIP!]

Um seguidor nunca está no controle. É o líder quem determina para aonde ir, como chegar lá, quando sair, e quando chegar. Jesus descreve o que a Sua liderança significa para Seus seguidores. Em Sua descrição, está implícita a promessa de que Ele irá guiar-nos. É nossa escolha, no entanto, seguir o Seu exemplo.
Jesus, na verdade, não promovia a Sua liderança anunciando Seus benefícios também. Em vez disso, Ele alerta o público sobre os custos de segui-lo. O Mestre não está tentando enganá-los para fazê-los segui-lo; Jesus quer que saibam o que está por vir.
Ele, de fato, diz que irá salvar sua vida, mas apenas "salvá-los", não "receber tratamento VIP" - e somente depois de darem as suas vidas de alguma forma.
Controle e privilégios são duas coisas que devemos deixar para seguir a Jesus; elas devem ser constantemente abandonadas - mesmo repetidamente. Essas atitudes precedem seguir Jesus: "negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me" (Mc 8.34). Dificilmente se passará um dia em que não precisemos desistir de nossos desejos de controle e privilégio. Reafirme a Deus hoje a sua escolha de segui-lo.

JOÃO 17.10,11 [SUA VIDA REVELA O CARÁTER E PRESENÇA DE JESUS?]

O que Jesus quis dizer ao expressar "nisso sou glorificado"? Deus é glorificado quando Seu caráter e presença são revelados para todo o mundo ver. A vida dos discípulos de Jesus revelou o caráter do Altíssimo, mas eles somente podiam fazer isso sendo unidos com Ele.
O maior desejo de Jesus para Seus discípulos era que eles fossem unidos como um só. Ao juntar-se a Cristo e ao Pai, Seu povo está unido um ao outro. Jesus sabia que essa unidade seria uma poderosa testemunha da realidade do amor de Deus. Como Seu povo revela o Seu amor, Deus apresenta-se ao mundo por meio dele.
Cristãos podem conhecer a unidade entre si se estiverem vivendo em união com Deus. O pecado separa-nos do Senhor e também de todos os que estão ligados a Ele. Você está ajudando a unificar o Corpo de Cristo? Sua vida revela o caráter e presença de Jesus? Ambos vêm da ligação de seu coração com Deus.

I SAMUEL 15.9-14 [MELHOR OBEDECER DO QUE SACRIFICAR!]

Saul pensou que havia conquistado uma grande vitória contra os amalequitas; mas Deus viu a cena como uma grande derrota, porque ele desobedeceu-O. O Senhor ordenou que Saul e seus homens destruíssem todos os espólios da batalha, mas ele não o fez (1Sm 15.3). Saul podia ter a intenção de honrar Deus com um sacrifício, mas falhou em honrá-Lo com obediência, quando de fato "obedecer é melhor do que o sacrificar" (1Sm 15.22).
Essa não é a última vez em que ouvimos isso. Essa verdade é repetida nos Salmos, nos Provérbios, nos Profetas e nos Evangelhos (Sl 40.6-8; Pv 21.3; Jr 7.21-23; Mc 12.33). Isso significa ser algo a que realmente devemos atentar-nos.
O que você tenta dar a Deus em vez de obediência? Há muitas coisas boas que podemos oferecer ao Senhor - adoração, servidão, relacionamentos, dinheiro, empregos - mas se não obedecermos primeiro, essas ofertas não agradarão a Ele. Peça a Deus que deixe clara a obediência que exige e quais são os sacrifícios que talvez você esteja fazendo em vez de obedecer. Peça ao Pai um coração disposto a obedecê-Lo corretamente e completamente.

JOÃO 9.2,3 [INOCENTES, ÀS VEZES, SOFREM.]

Uma crença comum na cultura judaica era de que a calamidade ou o sofrimento eram causados por um grande pecado, mesmo embora a história de Jó recusasse essa ideia. Mas, Cristo usou a cegueira desse homem "para que se manifestem nele as obras de Deus".
Nossa cultura não é muito diferente. Vivemos em um mundo partido, em que o bom comportamento nem sempre é recompensado, e o mau comportamento nem sempre é punido. Portanto, inocentes, às vezes, sofrem. Sempre nos perguntamos o que fizemos para merecer nosso sofrimento.
Se o padecer é resultado de uma punição ou de um mundo cheio de pecado, podemos suportá-lo "para que se manifestem [...] as obras de Deus" em nossa vida. Se Deus tomou o sofrimento sempre quando pedimos, seguimos a Ele egoisticamente para obter conforto e alívio, não porque Ele merece nosso amor e obediência. Nosso sofrimento pode ter um significado no serviço à glória de Deus.
Quando você sofre com uma doença, tragédia ou deficiência, perguntas como: "Porque isso aconteceu comigo?" ou "O que eu fiz de errado?" colocarão o seu foco no lugar errado. Em vez disso, peça a Deus que lhe dê forças para a provação e uma visão mais clara de como glorificá-Lo na tribulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

As grandes festas religiosas

As principais festas religiosas de Israel estavam intimamente relacionadas com as diferentes estações e com o ano agrícola (Veja "...