A. Definido.
É a habilidade sobrenatural de encorajar alguém, incentivando-o de forma positiva a dar frutos. Rick Yohn explica o papel do Espírito Santo nesse dom:
A palavra exortação deriva de duas palavras gregas, para (juntamente) e raleo (chamar). Você, provavelmente, conhece o termo paraclete. Jesus chama o Espírito Santo de paraclete (consolador: chamado para ajudar ou apoiar o próximo). (Discover Your Spiritual Gift and Use It. p. 83)
Com isso em mente, pode-se dizer (de certa maneira) que aquele que possui o dom de exortação atua como o Espírito Santo.
B. Visão geral.
Esse dom espiritual foi usado no Novo Testamento de maneira tripla, isto é, para repreender, desafiar e encorajar. A mesma palavra grega está em mente aqui nos três termos. Desta forma:
1- O exortador repreende.
- Paulo repreende gentilmente duas mulheres amuadas da igreja de Filipos (Fp 4.2).
- Paulo repreende duramente Pedro em Antioquia por causa do seu legalismo (Gl 2.11).
2- O exortador desafia.
- Ele desafia a carne do crente (Rm 12.1).
- Ele desafia as finanças do crente (2 Co 9.5).
- Ele desafia a fé do crente (Jd 1.3).
3- O exortador encoraja (2 Co 2.6).
A pessoa referida aqui era um membro da igreja que era imoral e que se recusava a arrepender-se (por um tempo).
Ele havia sido expulso da assembleia de Corinto a pedido de Paulo (veja 1 Co 5).
Algum tempo depois disso, entretanto, o homem aparentemente se arrependeu, mas não estava sendo recebido de volta na comunhão da inconstante igreja.
Paulo admoesta-os por isso (2Co 2.7,8). A palavra confirmeis em 2Co 2.8 vem do grego parakaleo. Uma citação final de Rick Yohn:
Para resumir as utilidades desse dom, considere o caso do homem que vivia imoralmente com uma mulher. O exortador repreende o homem por sua conduta. Não só as Escrituras condenam sua ação, mas a própria consciência condena-o. O homem sentiu-se culpado, embora provavelmente tenha dito a si mesmo que o amor deixa tudo certo. O exortador, então, desafia o homem a mudar seu estilo de vida. Fugi da prostituição (1Co 6.18). "Rompa o relacionamento com essa mulher. Você está pecando contra seu próprio corpo" (1Co 6.18). "Deus quer que sejamos santos" (1Ts 4.3-8). "O ladrão peca sozinho, mas o adúltero faz o próximo pecar". Se o indivíduo se arrepende do pecado e busca o perdão de Deus, a necessidade de repreensão terminou. Não há necessidade de desafiá-lo a buscar a Cristo. O exortador agora o aceita e encoraja-o.
Depois de procurar em alguns sites e estudar sobre esse DOM no comentário de BEACON e outro CHAMPLIM, achei a sua postagem aqui no seu blog mais simples, esclarecedora e interressante.
ResponderExcluirGlórias a Deus, fica na paz!
Amém! Obrigado por comentar! O Eterno abençoe ricamente o amado irmão!Graciosa paz!
ResponderExcluirMto esclarecedora sua explicação. Deus abençoe!
ResponderExcluirAmém! Obrigado! Volte sempre. Graciosa paz!
ExcluirO que eu buscava, quando li esse artigo, minhas dúvidas foram sanadas! Deus lhe abençoe continuamente neste serviço aos santos!!
ResponderExcluirO Eterno seja louvado! Obrigado por sua leitura amada(o) irmã(ão) :)
ExcluirNA IGREJA QUE ESTOU FREGUENTANDO ,UMA IRMA DO LOUVOR,SUBIU NO ALTAR NA HORA DO LOUVOR COM UM VESTIDO CURTO E TRANSPARENTE.FALEI COM A lIDER DE iNTERCESSAO SOBRE ESTE ASSUNTO.COMENTEI QUE A ESPOSA DO PR.QUE SE TRAJA CONFORME OS PADROES BIBLICO,FORA FALAR COM ELA,ME RESPONDEU QUE NAO PODERIAMOS FALAR COM ELA,QUE O ESPIRITO SANTO IA CONVENVER-LA DA SUA CONDUCTA.QUE EU DEVRIA PRESTAR ATENCAO NO CULTO E NAO ESTAR FOCADO NA IRMA.QUANDO VI ESTA SITUACAO FIQUEI IRRITADO COM O PROCEDER DA IRMA DO LOUVOR,EM NENHUM MOMENTO ME SENTI EXITADO PELA CONDUCTA DA IRMA.NO CULTO DE ORACAO O PR. CHAMOU A ATENCAO QUE DEVERIAMOS DEIXAR DE PRESTAR ATENCAO NA FORMA E CONDUCTA DOS IRMAOS. QUAL A FUNCAO DOS DONS NA IGREJA.PD. O MUNDO INFLUE A IGREJA OU A IGREJA INFLUE O MUNDO???????
ResponderExcluirOlá amigo leitor! Não se sinta culpado por ter se enojado da aparência da "irmã" do "louvor". E pela ausência e covardia da liderança da igreja que você comunga. Eles deveriam sim, corrigir, instruir, exortar e disciplinar seus frequentadores e membros, sobre a conduta moral e sobre a obediência às doutrinas das Escrituras Sagradas. Não tem como se prestar atenção num "culto" se os apresentadores desse "culto" estão em escândalo! Seu pensamento estar correto. Infelizmente o mundo achou lugar especial nas igrejas! E as lideranças covardes e para não perderem quantidades de "membros", preferem se omitir pra não "magoarem" os que estão desordenados e como desculpa, usam a frase "deixe que o Espírito Santo os convença!" Ora, o Espírito Santo é Instrutor e Exortador por excelência! Pra ELE convencer alguém do erro e do pecado, tem que haver instrução e exortação! Dons que ELE distribui na igreja para edificação do corpo! Mas se a liderança não faz uso dos dons espirituais..Que fazer?! Não há culto a Deus! Há apenas ajuntamento de pessoas completamente desordenadas, soltas, sem guia, sem instrução! Cada um fazendo conforme pensa! Imagine agora, que corpo é esse que estamos vendo?! Um alienígena sem funções definidas! Continue com sua visão de que todos deveriam ser sim, exortados a mudarem de conduta! Que o Senhor te abençoe! Graciosa paz! :)
Excluir