Translate this Page

Rating: 3.1/5 (5671 votos)





DIVISÃO 

 

Dicas de como ler a Bíblia.

Biblia 

 

   Diário Espiritual

Saiba como fazer

AQUI

⇓ 

Biblia

DIVISÃO

ORAÇÃO

SACERDOTAL DO SENHOR

JESUS CRISTO

 

 

 

0 RECENSEAMENTO

CLICK AQUI ↓

recenseamento

 

A PESSOA DE JESUS CRISTO
Cristo
 

 

 Eu não acredito em Predestinação... O que você tem a dizer sobre isso? Pode me mostrar biblicamente se isso é verdade?

TIRE SUAS DÚVIDAS

AQUI 

Predestinação

    

ANJOS
Anjos

  

O FRUTO DO ESPÍRITO

  

A DIÁSPORA JUDAICA
Judeus

 

Problemas de natureza sexual na igreja de Corinto. Click aqui ↓

Corinto

 

 

 

 

 

 

 

  

O PRIMEIRO DIA DA PÁSCOA

Reunindo a evidência dos quatro  Evangelhos, podemos sugerir a seguinte sequência de acontecimentos:

Veja JESUS - A RESSURREIÇÃO 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

A PÁSCOA E A ÚLTIMA CEIA
Páscoa

 

A BÍBLIA DO PONTO DE VISTA FEMININO

Gênesis começa com o fato de que homens e mulheres foram criados iguais à vista de Deus e na presença um do outro. A criação de ambos é considerada muito boa (Gn 1.31).

LEIA MAIS

A Bíblia

 

Histórias da Criação

Histórias da Criação

MAIS CURIOSIDADES BÍBLICAS GERAIS 
CURIOSIDADES

 DIVISÃO

 


Sansão

Sansão

Sansão

 

Juízes 13.1 - 16.31

 

O herói na luta contra o inimigo do Oeste foi escolhido para a tarefa desde o momento da sua concepção. Para Sansão, o voto de nazireu (veja Nm 6) era vitalício. Ele, porém, tratou esse voto com negligência que quase poderia ser caracterizada como desprezo, algo que, mas adiante, possibilitou a Dalila cortar-lhe a longa cabeleira que era o sinal de sua dedicação a Deus. A fraqueza moral privou eese valente da estatura espiritual e da força física, já que sua força lhe havia sido dada por Deus para um propósito específico.

Ao contrário das campanhas dos outros  juízes, a luta de Sansão foi batalha de um homem só. Até seu próprio povo ficou contra ele. Mas os filisteus avançavam sobre o território de Israel (eles  continuaram a ser uma grande ameaça a Israel até o tempo de Davi, quando foram dominados). Nesse tempo, muitos membros da trido de Dã já haviam se mudado para o Norte(Jz 18), sendo que Sansão era um dos poucos que haviam permanecido no território que a tribo recebea originalmente. O avanço dos filisteus se dava por infiltração ao invés de guerra declarada. Ao casar-se com uma filistéia, Sansão parece entrar no jogo dos inimigos. Mas suas façanhas subsequentes trazem o perigo à tona e a inimizade ao ponto de confrontação.

Dos vizinhos de Israel, os filisteus eram os únicos que não praticavam a circuncisão (geralmente feita na puberdade).

O comentário do editor atribui a responsabilidade a Deus, já que Deus é soberano. Mas isto não justifica o fato de Sansão desobedecer a lei de Deus e casar-se com uma pagã (Êx 34.16) ou desrespeitar seus pais (Êx 20.12). Deus não lhe tirou liberdade de escolha.

 

Momentos marcantes 

O casamento de Sansão: Esse casamento foi formalmente arranjado pelos pais de Sansão. No entanto, ao invés da noiva mudar-se para a casa de Sansão, como normalmente se fazia, ela ficou com sua própria família e seu maridoia visitá-la, levando-lhe presentes. Devido ao engano por causa do enigma, o casamento não foi consumado ao final da festa de sete dias. Numa tentativa de diminuir a vergonha da noiva, foi arranjado às pressas um segundo casamento com o companheiro de honra ou padrinho de casamento de Sansão.

E aconteceu, depois de alguns dias, que, na sega do trigo, Sansão visitou a sua mulher, com um cabrito, e disse: Entrarei na câmara de minha mulher. Porém o pai dela não o deixou entrar.
E disse-lhe seu pai: Por certo pensava eu que de todo a desprezavas; de sorte que a dei ao teu companheiro; porém não é sua irmã mais nova, mais formosa do que ela? Toma-a, pois, em seu lugar.
Então Sansão disse acerca deles: Inocente sou esta vez para com os filisteus, quando lhes fizer algum mal.
Juízes 15:1-3

 

Trezentas raposasE foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas.
E chegou fogo às tochas, e largou-as na seara dos filisteus; e assim abrasou os molhos com a sega do trigo, e as vinhas e os olivais.
Então perguntaram os filisteus: Quem fez isto? E responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a sua mulher, e a deu a seu companheiro. Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai.
Juízes 15:4-6

É mais provável que se tratasse de chacais, que caçam em bandos e seriam mais fáceis de capturar em grande número, e não tanto de raposas, que vivem isoladas uma das outras.

DalilaE depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.
Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.
Disse-lhe Sansão: Se me amarrassem com sete vergas de vimes frescos, que ainda não estivessem secos, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Então os príncipes dos filisteus lhe trouxeram sete vergas de vimes frescos, que ainda não estavam secos; e amarraram-no com elas.
E o espia estava com ela na câmara interior. Então ela lhe disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. Então quebrou as vergas de vimes, como se quebra o fio da estopa ao cheiro do fogo; assim não se soube em que consistia a sua força.
Então disse Dalila a Sansão: Eis que zombaste de mim, e me disseste mentiras; ora declara-me agora com que poderias ser amarrado.
E ele disse: Se me amarrassem fortemente com cordas novas, que ainda não houvessem sido usadas, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Então Dalila tomou cordas novas, e o amarrou com elas, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E o espia estava na recâmara interior. Então as quebrou de seus braços como a um fio.
E disse Dalila a Sansão: Até agora zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me pois, agora, com que poderias ser amarrado? E ele lhe disse: Se teceres sete tranças dos cabelos da minha cabeça com os liços da teia.
E ela as fixou com uma estaca, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão: Então ele despertou do seu sono, e arrancou a estaca das tranças tecidas, juntamente com o liço da teia.
Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.
E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.
E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
Juízes 16:4-19

Tear

Dalila teceu num tear as tranças do do cabelo de Sansão, na esperança de tirar-lhe a força.

Os teares eram verticais, mas podiam ser, também, horizontais como este da foto.

Dalila, a exemplo dos outros amores de Sansão, Dalila provavelmente era uma mulher filistéia. Justa ou injustamente, assim como "Sansão" representa "homem forte", "Dalila" veio a ser o nome dado à femme fatale ou mulher irresistível. Tanto ele quanto ela eram igualmente inescrupulosos na sua maneira de usar as outras pessoas.

Sansão e Dalila   A traição de Dalila 

 

 

Os filisteus vazaram os olhos de Sansão e o forçaram a fazer o trabalho de um animal. Ele era obrigado a virar um moinho na prisão, em Gaza.

Pedra de moinho  Virando o moinho 

 

A morte de SansãoE sucedeu que, alegrando-se-lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas.
Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.
Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar.
Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.
E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.
Então seus irmãos desceram, e toda a casa de seu pai, e tomaram-no, e subiram com ele, e sepultaram-no entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai. Ele julgou a Israel vinte anos.
Juízes 16:25-31 

Colunas

 

leia a bíblia

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

DIVISÃO

 

Visit COSTUMES BÍBLICOS's profile on Pinterest.

 

DIVISÃO

 

Aceite a Jesus! - Clique aqui!

DIVISÃO 
Dicio.com.br

 

 

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias