Translate this Page

Rating: 2.9/5 (5364 votos)



DIVISÃO 

Dicas de como ler a Bíblia.

Click na imagem abaixo 

Biblia 

 

   Diário Espiritual. Saiba como fazer

Click no livro abaixo.

 

Biblia

DIVISÃO

ORAÇÃO

SACERDOTAL DO SENHOR

JESUS CRISTO

 

 

 

0 RECENSEAMENTO

CLICK AQUI ↓

recenseamento

 

A PESSOA DE JESUS CRISTO
Cristo
 Eu não acredito em Predestinação... O que você tem a dizer sobre isso? Pode me mostrar biblicamente se isso é verdade?

TIRE SUAS DÚVIDAS! CLICK

Predestinação

  

 

Livros que serão abertos no Trono Branco

1 Livro da consciência:Rm 2.15; 9.1
2 Livro da natureza: Jó 12.7-9; Rm 1.20; SI 19.1-4
3 Livro da Lei: Rm 2.12; 3.20
4 Livro do Evangelho: Rm 2.16; Jo 12.48
5 Livro da memória: Lc 16.25; Mc 9.44
6 Livros dos atos dos homens: Ap 20.12
7 Livro da vida: Ap 20.12 

(cópiado de:ministeriofogonoaltar)

 

Romano Moderno
1ª hora (prima) 6h
3ª hora (tércia) 9h
6ª hora (sexta) 12h
9ª hora (nona) 15h
12ª hora (duodécima) 18h
1ª Vigília (ou da tarde) 18h às 21h
2ª Vigília (ou da meia-noite) 21h às 24h
3ª Vigília (ou do cantar do galo) 24h às 3h
4ª Vigília (ou da manhã) 3h às 6h

 

ANJOS
Anjos

  

O FRUTO DO ESPÍRITO

  

A DIÁSPORA JUDAICA
Judeus

 

Problemas de natureza sexual na igreja de Corinto. Click aqui ↓

Corinto

 

 

 

 

 

 

 

  

O PRIMEIRO DIA DA PÁSCOA

Reunindo a evidência dos quatro  Evangelhos, podemos sugerir a seguinte sequência de acontecimentos:

Veja JESUS - A RESSURREIÇÃO 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

A PÁSCOA E A ÚLTIMA CEIA
Páscoa

 

A BÍBLIA DO PONTO DE VISTA FEMININO

Gênesis começa com o fato de que homens e mulheres foram criados iguais à vista de Deus e na presença um do outro. A criação de ambos é considerada muito boa (Gn 1.31).

LEIA MAIS ↓

A Bíblia

 

Histórias da Criação

click na paisagem

Histórias da Criação

  

 

 

Seu pedido de oração aqui

 

 DIVISÃO


Geo visite

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8
salmos

Clique aqui e pegue o seu do Site Tony Gifs Javas  


O Antigo Testamento

Torá

Introdução ao Antigo Testamento

Os cristãos já se acostumaram a chamar a primeira parte da Bíblia, de Gênesis a Malaquias, de Antigo Testamento. Mas ele data de antes da época de Cristo e antes mesmo de haver um Novo Testamento. Por isso, é importante lembrar que antes ele era independente, e que era, e ainda é, a Bíblia completa do povo judeu.

Não é de admirar que os judeus não gostem do nome "Antigo Testamento" pois isto implica que é incompleto sem o "Novo Testamento" cristão. Para os judeus, ele é a revelação completa de Deus, a Bíblia Hebraica, que eles tratam com grande reverência e respeito.

Eles o chamam de Tanak, que é um acrônimo formado a partir da letra inicial das palavras que designam cada uma das três partes:

a Torá ou Lei de Moisés

os Neviim, ou seja, os profetas

e os Ketuvim, ou os Escritos.

Na Bíblia hebraica a ordem dos 39 livros é um pouco diferente daquela que é familiar aos cristãos, mas é aqui que devemos começar.

A Torá ou Lei de Moisés 

Os rolos

OS CINCO ROLOS - Saiba mais click na imagem acima

(A Lei, os Cinco Livros de Moisés - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio - é a pedra fundamental das Escrituras hebraicas, a parte mais importante. Frequentemente toda a Bíblia é descrita por judeus como "A Torá"

Os Neviim

Esta é uma palavra no plural que significa Profetas. Nada menos que 21 livros estão incluídos na segunda parte do Tanak, e para simplificar são divididos em Profetas Anteriores e Profetas Posteriores.

Os Profetas Anteriores são o que nós chamaríamos de histórias : Josué, Juízes, 1 e 2Samuel e 1 e 2Reis.

Em síntese, é porque estes livros não são história pura e factual nem anais enfadonhos. Pelo contrário, contam as histórias do desenvolvimento da vida de Israel como uma espécie de desdobramento da palavra e das promessas de Deus por intermédio de Abraão, Moisés e Davi. São mais que apenas história, pois apontam para o Deus de Israel e ilustram sua palavra e seu modo de agir.

Os profetas Posteriores são mais conhecidos: Isaías, Jeremias, Ezequiel e o "Livro dos dos Doze" ou "Profetas Menores": de Oséias a Malaquias.

Os Escritos

Os Ketuvim incluem todo o restante na seguinte ordem: Salmos, Jó, Provérbios, os Cinco Megilot (veja abaixo), Daniel, Esdras, Neemias, 1 e 2Crônicas.

É interessante observar que Daniel não está incluído nos Profetas, que é onde se encontra em nosso Antigo Testamento. Isto está correto, de certa forma, porque Daniel é uma obra de estilo diferente, de cunho mais apocalíptico do que profético.

Além disso, Esdras e Neemias aparecem antes de 1 e 2Crônicas que historicamente os precedem. O Antigo Testamento, com razão, inverte a ordem. No entanto, a Bíblia hebraica pode refletir a sequência em que os diversos livros foram aceitos  no cânon das Escrituras autorizadas. Resta mencionar os Cinco Megilot (literalmente, "pequenos rolos"), os livros de Rute, Cânticos dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações e Ester. Estes foram reunidos e usados em conexão com cinco festas judaicas; a festa das Semanas (Rute), da Páscoa (Cântico dos Cânticos), dos Tabernáculos (Eclesiastes), o jejum comemorando a queda de Jerusalém em 587 a.C. (Lamentações) e Purim (Ester).

Estas são as três subdivisões da Bíblia Hebraica. Elas remontam à antiguidade, certamente ao primeiro século da era cristã, e indícios delas são encontrados no ensino de Jesus. Por exemplo, já comentamos que os judeus frequentemente se referiam às suas escrituras como a Torá, alei. Mas também havia ocasiões em que eram chamados "a lei e os profetas", refletindo as duas primeiras subdivisões principais do Tanak.

Jesus referiu-se muitas vezes ao Antigo Testamento dessa maneira. A referência mais interessante é Lucas 24.44 quando, após ter ressuscitado dos mortos, Jesus disse a seus discípulos no cenáculo que "era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Para mostrar que todas as Escrituras hebraicas apontavam para ele como o Messias de Israel, Jesus mencionou especificamente as três seções do Tanak. Isto justifica plenamente o novo nome que os cristãos deram à Bíblia hebraica, a saber, "Antigo Testamento" - preparando o caminho para o Novo Testamento que ainda viria.

Entendendo a Bíblia 

PENTATEUCO A HISTÓRIA DE ISRAEL POESIA E SABEDORIA OS PROFETAS
Gênesis a Deuteronômio Josué a Ester Jó a Cânticos dos Cânticos Isaías a Malaquias
Gênesis Josué Isaías
Histórias da criação Juízes Salmos Jeremias
História do dilúvio Rute Provérbios Lamentações
Abraão 1 e 2Samuel Eclesiastes Ezequiel
Sara Ana Cânticos dos Cânticos Daniel
Jacó Davi   Oséias
José 1 e 2Reis   Joel
Êxodo O Templo de Salomão   Amós
Moisés Reis de Israel e Judá   A justiça e o pobre
Os dez Mandamentos 1 e 2Crônicas   Obadias
Levítico O canal de Ezequias   Jonas
Sacrifícios Esdras   Miquéias
Sacerdócio O escriba   Naum
As grandes festas Neemias   Habacuque
Números Ester   Sofonias
As codornizes     Ageu
Vida nômade     Zacarias
Deuteronômio     Malaquias
Alianças e tratados      
A terra prometida    ⇓  ⇓  ⇓

Estes livros contêm histórias sobre o mundo, o grande dilúvio e os pais (e mães!) da nação de Israel (Gênesis); a escravidão no Egito e o êxodo (Êxodo): e os 40 anos de peregrinação no deserto do Sinai (Números; Deuteronômio).

Eles também registram o dom da lei de Deus para o seu povo resumido nos Dez Mandamentos (Êxodo; Deuteronômio) e regras detalhadas para sacrifício e adoração, centrados no tabernáculo (tenda especial de Deus) (Êxodo; Levítico).

Horús

Horús, simbolizado por este olho, era um dos deuses do Egito, onde os israelitas foram escravizados.

Começando com a conquista da terra prometida (Josué), estes livros dão continuidade à história da nação, de seus heróis e daqueles que falharam para com a nação ao desviá-la de Deus. O período de liderança  dos "juízes" (Gideão, Sansão e outros) termina com Samuel, que ungiu os primeiros reis de Israel. Depois dos reis Saul, Davi e Salomão(1 e 2Samuel; 1Reis), as dez tribos do Norte se separaram e formaram o Reino de Israel, enquanto a linhagem de Davi continuou em Judá. A queda de Samaria nas mãos da Assíria marcou o fim de Israel. Mas um remanescente de Judá sobreviveu à destruição de Jerusalém e retornou do exílio na Babilônia. Renovando sua obediência à lei de Deus, reconstruíram o Templo e as muralhas da cidade (Esdras; Neemias).

 

Estes livros contêm a maior parte da poesia da Bíblia e a sabedoria (grande parte em forma de provérbios: Provérbios, Eclesiastes) que era bastante popular no Oriente Próximo antigo por volta da época do Rei Salomão. Jó é uma dramatização poética sobre o sofrimento. Salmos é um livro de hinos. Cântico dos Cânticos é poesia romântica lírica.

Os profetas traziam a palavra de Deus a seu povo: advertindo sobre o julgamento (quando o povo se desviava de Deus) incentivando com esperança e promessas (nos momentos difíceis). A maioria viveu nos séculos 8 e 7 a.C., quando a nação estava sob ameaça primeiro dos assírios  e depois dos babilônios. Amós falou pela justiça a favor dos pobres. Alguns pertencem ao período do retorno do exílio. Várias profecias (as mais conhecidas estão em Isaías) preveem a vinda do Messias, que Deus enviaria para libertar seu povo e reinar com justiça e paz.

imagem de baal

O povo de Israel muitas vezes trocou o Deus verdadeiro por ídolos. Esta é uma imagem de Baal, deus dos cananeus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante todo o período de AT - desde o tempo do êxodo, quando o povo persuadiu Arão a fazer um bezerro semelhante aos que representavam o deus Apís, do Egito, até a época dos profetas - o povo de Israel teve muitas dificuldades para cumprir a promessa de adorar somente o Deus verdadeiro.

 

 

shofar

O shofar, feito de

chifre de carneiro,

era tocado para

chamar os israelitas

à batalha e festas solenes.

Judeu tocando o shofar

Os rolos figura 1

Os escribas figura 2

Os escribas copiavam o AT à mão. Escreviam coluna após coluna em pedaços de pergaminho que, como este rolo, eram enrolados e guardados nas sinagogas. Note figura do ancião judeu à direita.

 

 

 

Veja também:

O povo escolhido por Deus

 

 

DESERTO DE SUR

Deserto de Sur

O povo de Deus aprendeu duras lições durante a peregrinação no deserto, onde as condições adversas ressaltava que eles dependiam de Deus até para as necessidades básicas da vida. Este é o Deserto de Sur por onde os israelitas andaram após a travessia do mar Vermelho rumo ao Monte Sinai. (Êx 15.22) Ver mais: O Exílio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue seu estudo leia também sobre 

Logo Design by FlamingText.com

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:28

leia a bíblia

Por Gospel+ - Biblia Online

divisão 

DIVISÃO

Visit COSTUMES BÍBLICOS's profile on Pinterest.

 

DIVISÃO



DIVISÃO


 

Aceite a Jesus! - Clique aqui!

 

 

DIVISÃO

DIVISÃO 
Dicio.com.br

 

DIVISÃO

Gospel+

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

FONTE DE PESQUISAS DO CONTEÚDO:

COMENTÁRIOS E EDIÇÃO GERAL: EDITORA E PROPRIETÁRIA DO SITE: Maria Digna Cavalcanti 

MATERIAL DAS PESQUISAS MINUCIOSAMENTE ANALISADOS E ESCOLHIDOS. TENDO COMO BASE:

A BÍBLIA

MANUAL BÍBLICO.

LIVROS EVANGÉLICOS DIVERSOS DE VÁRIOS AUTORES.

JORNAIS, REVISTAS, SITES DE NOTÍCIAS ATUAIS GOSPEL(parceria), Links de acontecimentos no mundo cristão, noticiário de última hora, nacionais e internacionais e muitos outros.

Tudo pesquisado com muita dedicação e respeito, fidelidade e amor ao trabalho de divulgação da SANTA PALAVRA DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.

BÍBLIA DE ESTUDO DIÁRIO: Editora Central Gospel

CHAVE BÍBLICA: Geziel Gomes

A ESSÊNCIA DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO: Editores: Elmer L. Towns/Ben Gutierrez/Ed Hindson/Gary Yates

Guia de Willmington para a Bíblia: Método Teológico e Método cronológico.

TÍTULO DAS PÁGINAS: Maria Digna Cavalcanti /Administradora e proprietária

CONTEÚDOS ADICIONAIS E DIVERSOS: Maria Digna Cavalcanti/Administradora e proprietária.

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir os textos, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Ajude-me! Diga não as duplicidades e plágios, sabendo que o Google penaliza duplicidade de conteúdos! Seja original e criativo.

Você é livre para reproduzir os artigos desse site/blog em qualquer meio de comunicação, contudo, não deve infringir a lei de direitos autorais 9.610, sancionada em Fev. de 1998.As reproduções devem conter autores do artigo e endereço do blog. Os que são de Cristo cumprem!

  

DIVISÃO

As sete afirmações "Eu sou..." e os sete "sinais" de Jesus

Evangelho

1. O pão da vida (6.35) Sinal: a multiplicação dos pães (6.5-14)

2. A luz do mundo (8.12) Sinal: a cura do cego de nascença (9.1-41)

3. A porta para as ovelhas (10.7)

4. O bom pastor (10.14)

5. A ressurreição e a vida (11.25) Sinal: a ressurreição de Lázaro (11.1-44)

6. O caminho, a verdade e a vida (14.6)

7. A videira verdadeira (15.1)

Os outros sinais:

-Água em vinho no casamento em Caná (2.1-11)

-Cura do filho do oficial (4.46-54)

-Cura do enfermo no tanque de Betesda (5.1-9)

-Jesus anda sobre o mar da Galiléia (6.16-21)

Veja 3.2; 6.14; 7.31; 20.30-31 para os motivos pelos quais João registrou esses sinais. Jo 2.13-22 indica o sinal supremo: a ressurreição do próprio JESUS. Click na imagem acima. 

 

O AT aponta para Jesus, em quem se cumprem todos os propósitos de Deus.

CONFIRA! Click na imagem abaixo

Imagem floresta

 

Onde situava-se Sodoma e Gomorra?

mapa mar mortoAcredita-se que Sodoma e Gomorra foram submersas após o cataclismo que as destruiu e que as cidades agora se encontram submersas na parte sul do mar Morto, onde há estranhas formações de sal. Betume também é encontrado naquela região, o que se encaixa com os "poços de betume" mencionados em Gn 14.10. Mas nenhuma ruína foi encontrada para identificar essas cidades e, por isso, a localização nunca foi confirmada. Na verdade, as cidades poderiam ter existido em qualquer lugar no vale próximo ao mar Morto.

Geólogos sugerem que um terremoto, comum nessa região volátil, poderia ter causado um grande incêndio e a liquefação do betume numa escala grande suficiente para engolir Sodoma e Gomorra.

mar Morto

 Sodoma e Gomorra

 

Jerusalém a cidade de Davi

mapa de Jerusalém

O povoamento original ficava no cimo do monte, estendendo-se para baixo, na direção da fonte de Giom. "A plataforma" no alto do monte era um lugar fácil de ser defendido e, mais tarde, o Templo  foi erguido naquele local. Segundo a tradição, ali Abraão foi testado em sua fé, quando Deus lhe pediu que sacrificasse seu próprio filho. Hoje, o local é ocupado por uma Mesquita. 

    

Jesus e a Lei

Disse Jesus: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,

salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

João 10.9