Translate this Page
Ultimas Atualizações
Início  (12-12-2017)
SOBRE A EDIÇÃO DO SITE  (12-12-2017)
Curiosidades Gerais 1  (12-12-2017)

Rating: 3.0/5 (5874 votos)





motor de pesquisa ASR

  

 

ler a Bíblia.

Biblia 

 

   Diário Espiritual

Saiba como fazer

AQUI

⇓ 

Biblia

 

a oração do Senhor

 A ORAÇÃO SACERDOTAL DO SENHOR JESUS

 

 0 RECENSEAMENTO

CLICK AQUI 

recenseamento

 

A PESSOA DE JESUS CRISTO
Cristo
 

 

 Eu não acredito em Predestinação... O que você tem a dizer sobre isso? Pode me mostrar biblicamente se isso é verdade?

TIRE SUAS DÚVIDAS

AQUI 

Predestinação

    

ANJOS
Anjos

  

O FRUTO DO ESPÍRITO

  

A DIÁSPORA JUDAICA
Judeus

 

Problemas de natureza sexual na igreja de Corinto. Click aqui ↓

Corinto

 

 

 

 

 

 

 

  

O PRIMEIRO DIA DA PÁSCOA

Reunindo a evidência dos quatro  Evangelhos, podemos sugerir a seguinte sequência de acontecimentos:

Veja JESUS - A RESSURREIÇÃO 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

A PÁSCOA E A ÚLTIMA CEIA
Páscoa

 

A BÍBLIA DO PONTO DE VISTA FEMININO

Gênesis começa com o fato de que homens e mulheres foram criados iguais à vista de Deus e na presença um do outro. A criação de ambos é considerada muito boa (Gn 1.31).

LEIA MAIS

A Bíblia

 

Histórias da Criação

Histórias da Criação

MAIS CURIOSIDADES BÍBLICAS GERAIS ⇓
CURIOSIDADES

 

 


Curiosidades Gerais 1

CURIOSIDADES BÍBLICAS GERAIS I

Retornar à Página inicial de curiosidades AQUI



a historia do diluvioA história do dilúvio que você não conhecia!

“Havia naqueles dias gigantes na terra... Os filhos de Deus vieram às filhas dos homens e delas geraram filhos.” (Gênesis 6:4) Quem eram esses gigantes - os Nephilim? Quem são os "filhos de Deus"? São anjos ou homens? Para descobrir a resposta, vamos examinar a Bíblia Hebraica.

Como Deus salvou a raça humana? 

Quem eram os filhos de Deus?

"Filhos de Deus" em hebraico é Bnei HaElohim (בני האלוהים). "Filhos de Deus" é o nome bíblico para anjos. "Filhos de Deus" era um grupo de anjos que participou de uma rebelião contra o Senhor e que vieram para a Terra e tiveram relações ilícitas com mulheres humanas. Os filhos dessa união profana entre anjos e mulheres humanas eram Nephilim – gigantes, 'homens' com habilidades e força sobre-humanas. 

Qual é o significado de Nefilim?

O fato de os Nephilim serem gigantes já é uma prova da sua origem sobre-humana. Mas esses gigantes também eram diabólicos. Como podemos saber? É exatamente nesse ponto que o hebraico irá nos ajudar. A palavra Nephilim vem da palavra נפל, caída; o sufixo ‘im’ é simplesmente plural, assim eles eram os "caídos". Tendo nascido de anjos satânicos corrompidos e caídos, os Nephilim dominavam a Terra e a enchiam de violência. 

A história que você não conhecia

Os Nephilim eram tão importantes que estão relacionados com a história do dilúvio. O dilúvio não foi apenas uma punição de Deus para a humanidade pecadora, mas também a maneira de Deus preservar "a semente da mulher" – a raça humana e sua linhagem – antes que fosse corrompida pelos gigantes Nephilim. 


o profeta EliasQuem foi Elias?

O profeta Elias é um dos profetas mais influentes na Bíblia Hebraica. De acordo com as Escrituras, Elias é tão importante que apenas ele terá a honra de acompanhar a chegada do Messias (Malachi 3:23). Por isso não é surpreendente que Elias tenha servido de modelo para diversos profetas que vieram depois dele, incluindo João Batista. Como ele ficou tão conhecido? O que fez dele a figura extraordinária que conhecemos?

Que diferença faz um nome?

Elias viveu no Reino de Israel há 3000 anos. O rei daquela época, Ahab, tentou eliminar o culto a um Deus promovendo o culto pagão de Baal. Sozinho, Elias rejeitou essa idolatria e ganhou. Como ele fez isso? O segredo de seu sucesso pode ser encontrado em seu nome. O nome Elias é composto por duas palavras em hebraico: Eli ("meu Deus") e Yahu ("o Senhor"). 

A batalha das divindades

Em um dos episódios mais famosos da Bíblia, Elias desafiou os profetas de Baal para uma competição no Monte Carmel. Qual divindade, Deus ou Baal, viria até a terra para consumir um sacrifício? Naturalmente, Baal nunca apareceu. Mas o verdadeiro Senhor desceu em um raio de fogo e consumiu o sacrifício de Elias. As pessoas ficaram impressionadas! Elas se ajoelharam e clamaram instintivamente "o Senhor é Deus!" (1 Reis 18:39). No original em hebraico, a expressão "o Senhor é Deus" contém as mesmas palavras que compõem o nome Elias.

Acesse o verdadeiro significado dos nomes bíblicos

Faz sentido que Elias seja chamado "Meu Deus é o Senhor", porque ele sozinho salvou o culto de apenas um Deus verdadeiro desafiando os profetas de Baal. Na Bíblia, o nome das pessoas nos conta sobre suas histórias, suas intenções e sobre o plano de Deus para elas. 


batalha bíblicaComo os guerreiros bíblicos se protegiam?

O segredo de um guerreiro bíblico

Abra o jornal de hoje e é fácil ficar desanimado rapidamente com o ciclo de violência sem fim. Geralmente pensamos que o mundo moderno é muito diferente do mundo antigo da Bíblia. Mas na verdade, a hostilidade entre as pessoas não mudou muito nos últimos 3000 anos. A Bíblia tem algumas coisas interessantes a dizer sobre como proteger-se em um mundo perigoso.

Uma expressão famosa e incompreendida

Nos tempos bíblicos, antes de um guerreiro batalhar, ele colocava seu capacete, o peitoral da armadura e agarrava sua espada. Mas ele também fazia algo estranho conhecido como "envolver os quadris". Por exemplo, o Senhor manda duas vezes que Jó "envolva seus quadris como um homem" (Jó 38:4, 40:7). No português utilizamos essa expressão com o sentido de "seja forte", mas qual é o seu significado original?

A tática de batalha secreta

Literalmente, "envolver os quadris" se refere a prática de juntar o excesso de pano da túnica e dobrar no cinto para que os joelhos fiquem expostos. Isso era feito para que o soldado pudesse correr sem tropeçar na túnica. Em hebraico, o verbo "envolver" é azar (אזר) que não significa apenas envolver, mas também rodear e proteger. A sua raiz é asar (אסר) que significa encarcerar, como uma cidade rodeada por uma muralha. O soldado bíblico, portanto, envolve-se não apenas para poder correr mais rápido mas também para proteger sua própria existência.

Envolva-se com a armadura do conhecimento

Você sempre sonhou em colocar toda a armadura de Deus (Efésios 6:11)? Em tempos difíceis, muitas pessoas buscam conforto na Bíblia Sagrada. Não há melhor maneira de preparar-se para a batalha espiritual do que aprender a ler a Bíblia original em Hebraico.



palavras de fé

Três palavras de fé

Nenhuma palavra das Escrituras é supérflua. Desde aquelas primeiras do Livro do Gênesis, você pode ver que cada palavra é necessária. Retire um tijolo e todo o edifício desmorona. Esta é a pedra angular da fé bíblica, comum a judeus e cristãos. Isto é especialmente verdadeiro quando nos voltamos ao hebraico original da Bíblia. Como as três primeiras palavras hebraicas da Bíblia vão direto ao coração da nossa fé?

O segredo das primeiras palavras da Bíblia

Em tempos de incerteza, recorremos à Bíblia como fonte da nossa fé em Deus. Mas você percebeu que aquilo que procura pode ser encontrado bem na primeira frase da Bíblia? “No princípio criou Deus” (Gênesis 1:1). Essas palavras de fé são a essência da Bíblia, mas, para entender isso, você precisa deixar de lado sua Bíblia traduzida para o português. As primeiras três palavras no hebraico original são: Bereshit Bará Elohim (בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים). Vamos olhar cada palavra mais de perto.  

Três palavras muitas especiais de fé

Cada uma das três primeiras palavras exige fé do leitor. Bereshit, que significa "no começo", pede ao leitor para acreditar que, antes disso, realmente não havia nada, que este realmente era "o começo". Bará significa "criou" e começa com as mesmas três letras (ברא) de bereshit, novamente pedindo ao leitor acreditar que algo foi criado a partir do nada. E, claro, Elohim (Eloi) é um dos nomes mais sagrados de Deus, usado por Jesus na cruz (Marcos 15:34).

As três primeiras palavras em hebraico da Bíblia contêm as chaves para fortalecer sua fé. Quando você é capaz de ler a palavra reyshit, você pode ver que é a mesma usada no Salmo 111: “O temor do SENHOR é o princípio (reyshit) da sabedoria”. Esta é a essência de uma vida de fé. Infelizmente, nossas traduções modernas da Bíblia ocultam a força da Bíblia autêntica. 


Adonai"Eu sou o que sou" (Êxodo 3:14)

Moisés pergunta a Deus como ele deve responder às pessoas em escravidão quando elas perguntarem em nome de quem Moisés estava falando, já que as pessoas vão querer saber quem prometeu liberdade a elas. (Êxodo 3:13) Moisés estava esperando a pergunta, "Qual é o nome Dele?" Mas essa pergunta aparentemente simples tem uma resposta surpreendente!

Resposta de Deus

Deus respondeu primeiro: “אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה” (eheye asher eheye). Esta frase pode ser traduzida como “Eu sou (eheye) o que (asher) sou (eheye)” ou “Eu serei o que serei”. Depois desta resposta misteriosa, Deus deu mais detalhes. Através de Moisés, ele disse: “YHWH (יְהוָה), o Deus dos seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou até você; este é o Meu nome eternamente e este é Meu memorial para todas as gerações”.

O nome que não pode ser pronunciado

Ninguém duvida que YHWH (יְהוָה) é o nome do Deus de Israel. No entanto, a pontuação exata é desconhecida, já que o hebraico antigo não tinha vogais, apenas consoantes (as vogais foram inventadas muito mais tarde). Há também outro motivo pelo qual a maioria dos judeus acredita que as pessoas deveriam reverenciar e não pronunciar este grande nome. O motivo é bem simples: Ele é muito sagrado para ser dito em vão.


 serafimSerafim - o significado secreto

De todos os profetas da Bíblia Hebraica, nenhum é mais citado do que Isaías. Mas Isaías não nasceu profeta. Ele precisou ser iniciado na vida de profecias. O primeiro passo foi a purificação da boca de Isaías para que pudesse falar a palavra Divina. Deus fez isso mandando um serafim para tocar seus lábios com carvão em brasa. Por quê?

A purificação de fogo dos lábios de Isaías

As palavras de Isaías são algumas das profecias mais amadas de toda a Bíblia. Mas antes de Isaías começar a receber profecias do Senhor, ele passou por um processo de iniciação ritual no Templo. Sua boca foi purificada com carvão em brasa retirado do altar. Então um serafim declarou: “Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua culpa foi tirada e o teu pecado foi expiado” (Isaías 6:7). Por que era necessário queimar os lábios de Isaías?

“Serafins estavam por cima dele”

Como anjos, serafins são mensageiros divinos. Seu trabalho é proclamar a glória do Senhor. Com vozes ensurdecedoras eles clamam "Santo, Santo, Santo" balançando as bases do Templo (6:3-4). Mas eles têm uma outra função - proteger o trono do Senhor dentro do Santo dos Santos. Para isso, eles usam fogo. A palavra hebraica serafim (שְּׂרָפִים) vem da raiz SRF (שרפ) que significa “queimar”. Serafins são "queimadores" de seis asas que atiram para impedir intrusos.

O significado original de serafim esclarece muito sobre a primeira visão de Isaías. É por esse motivo que Isaías disse que “a casa se encheu de fumaça” (6:4). Este também é o motivo pelo qual o serafim usou um “carvão em brasa do altar” para purificar seus lábios (6:7).



shalomShalom não é só oi!

Quando Jacó disse Shalom

As três letras em hebraico da raiz, Shin-Lamed-Mem (ש.ל.מ), expressam o significado básico da palavra SHALOM. Usamos "shalom" em hebraico para dizer "Oi" e também "Tchau", mas o que fazemos na verdade é utilizar uma expressão antiga em Hebraico Bíblico.

Significado bíblico? Deixe-me explicar. Você se lembra do sonho de Jacó? O que ele vê anjos subindo e descendo a escada? Agora, imagine o jovem Jacó, viajando sozinho desde Beer Sheva em Canaã até Harã na Mesopotâmia em seu caminho até a casa de um tio que ele nunca tinha visto antes. Em seu sonho, Deus disse: "Estou contigo […] não te deixarei". Jacó acorda e faz uma declaração de confiança em Deus: "וְשַׁבְתִּי בְשָׁלוֹם אֶל בֵּית אָבִי"- "e retornar em paz à casa de meu pai" (Gênesis 28:15, 21). Anos depois, Jacó retornou à Terra Santa com SUA FAMÍLIA INTEIRA! – ELE VOLTOU EM PAZ! 
SHALOM é a palavra que utilizamos para expressar nosso BEM-ESTAR!


edomitasQuem são os edomitas?

Gêmeos vermelhos de Israel

O livro de Gênesis descreve os edomitas como emergentes da linha do irmão gêmeo de Jacó, Esaú. Quando Esaú nasceu, a Bíblia o descreve como "vermelho, seu corpo inteiro como um manto peludo" (Gên. 25:25). É uma descrição física um pouco estranha. Mas para o leitor atento, trata-se de uma referência profética à terra onde Esaú se estabeleceria. Primeiro, a palavra para “vermelho” em hebraico é adom (אדום), de onde o nome Edom é originado. Realmente, grande parte da região de Edom é composta por arenito vermelho, como pode ser visto na famosa cidade de Petra. Em segundo lugar, a palavra "peludo" é sa'ir, que soa como o outro nome de Edom - a Terra de Seir, onde Esaú viveu (Gên. 32:3). 


a arcaO Santo dos Santos

A parte mais sagrada do Templo de Jerusalém era o "Santo dos Santos", a sala mais protegida, onde a Arca da Aliança era guardada. A entrada nesta sala sagrada era proibida para todos, com exceção de uma pessoa. O sumo-sacerdote entrava na sala uma vez por ano, no Dia do Perdão. O que ele fazia lá dentro?

Uma conversa anual com Deus

O Templo de Jerusalém era organizado em três partes: um pátio, um salão principal e o Santo dos Santos. A sala mais abrigada continha a Arca da Aliança, uma arca dourada que continha as duas tábuas da Lei. A palavra hebraica utilizada pela Torá para referir-se ao Santo dos Santos é dvir. Esta palavra vem da raiz דבר DBR que significa "falar". É aqui que o sumo-sacerdote falava diretamente com Deus. Isso acontecia uma vez por ano no Yom Kippur, o Dia do Perdão. E o que exatamente era falado?

A força da palavra hebraica

A cobertura dourada da Arca da Aliança era chamada em hebraico de כפרת kaporet (Ex. 25:17) que vem da mesma raiz KPR, que origina a palavra kippur, que significa “expiação.” Quando o sumo-sacerdote entrava no Santo dos Santos, acendia um incenso para criar uma nuvem que bloqueava sua visão da presença Divina. Ele então fazia uma oração diante da kaporet e jogava sangue sacrificial sobre ela (Lev. 16:11-14).

Significado Bíblico puro

Ao fazer a purgação do santo de qualquer impureza uma vez por ano, o sumo-sacerdote garantia que o povo de Israel recebia expiação. Isso deveria ser feito recitando as palavras de Deus no lugar mais próximo e sagrado - o lugar onde a Torá era guardada. 


mar da galileiaJesus e o Mar da Galileia

Jesus acalmou a tempestade. Jesus multiplicou os peixes e os pães. Jesus curou a sogra de Pedro. O que há de comum entre todas essas famosas histórias dos Evangelhos? Todas aconteceram as margens de um lago de água doce ao norte de Israel chamado Mar da Galileia. Mas na Bíblia Hebraica, este lago maravilhoso tem um nome mais antigo. Vamos explorar o Mar da Galileia.

O coração do ministério de Jesus

Durante o breve período de três anos em que Jesus esteve ativo como profeta, ele raramente saiu da região da Galileia. A grande maioria de suas obras - milagres, parábolas, curas - aconteceram as margens de um lago de água doce conhecido como o Mar da Galileia. Este lago foi o centro do seu ministério. Então você se surpreenderá ao saber que Jesus, que não falava português, usava outro nome para referir-se a este rio. 

Um rio em forma de lira

No texto original em Hebraico da Bíblia, o nome para o Mar da Galileia é Yam Kinneret - יָם כִּנֶּרֶת (Núm. 34:11). Este nome é derivado da palavra hebraica para lira: kinnor. Parecida com uma harpa, é um instrumento musical composto por dez cordas alongadas em uma moldura oval. A forma oval do lago lembrava a forma de um kinnor, e a sua brisa refrescante também soava como o agradável som do kinnor. Assim nasceu o nome Kinneret!

Escute as belas palavras da Bíblia Sagrada

O mais famoso tocador de lira na Bíblia foi David, como em "David tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele" (1 Samuel 16:23).




 Retornar à Página inicial de curiosidades AQUI

leia a bíblia

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

 

curso

 

Visit COSTUMES BÍBLICOS's profile on Pinterest.

 

bandeira israel

 

dicionário

notícias

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias

OREMOS PELA PAZ EM ISRAEL
Adonai