O primeiro templo, construído pelo rei Salomão, foi destruído pelo exército babilônico em 587 a.C. (Leia mais sobre o Templo de Salomão, AQUI) Ao voltarem do exílio, os judeus o reconstruíram da melhor maneira que podiam, mas ele não tinha a mesma glória que havia tido no passado.
Quando Herodes se tornou rei no tempo dos romanos, ele lançou um amplo programa de construções, sendo que o projeto mais ambicioso era um Templo novo. Herodes era idumeu, e esta parecia uma maneira de conseguir o apoio dos seus súditos judeus.
A obra começou em 19 a.C. e quase tudo estava pronto em 9 a.C., mas os trabalhos só foram encerrados de fato em 64 d.C. Partes dessa construção ainda podem ser vistas no lado ocidental (o "Muro das Lamentações") e no lado oriental. Escavações recentes descobriram uma escadaria que levava às portas do lado sul, e blocos de pedra entalhada dos parapeitos e pórticos.
Informações sobre essa magnífica estrutura nos vêm das descrições do historiador judeu Josefo e de notas em obras rabínicas.
A ilustração acima, mostra Jesus ensinando no pórtico de Salomão. (Jo 7.14; 10.23 |
Um grande pátio (o pátio dos gentios) era cercado por um pórtico onde mestres podiam ensinar e se podiam fazer negócios (Jo 10.23; Lc 19.47; Jo 2.14-16). Uma mureta fazia a separação entre este pátio externo e os pátios internos, nos quais apenas os judeus podiam entrar. Havia placas de advertência, proibindo os estrangeiros de passar daquele ponto. Quem desobedecesse poderia ser morto.
Na área que ficava além da mureta de separação havia mais três pátios.
» o pátio das mulheres, onde havia 13 gazofilácios na forma de trombetas invertidas destinados à coleta de donativos (esta é o cenário da oferta da viúva, Mc 12.41-44)
» o pátio dos israelitas
» e, por fim, o pátio dos sacerdotes, onde ficavam o altar e o santuário do templo.
Este templo era maior do que o Templo de Salomão, mas seguia a mesma planta e era ricamente decorado, com paredes revestidas de ouro.
"Quem não viu o templo de Herodes nunca viu uma construção magnífica".
Talmute (Baba Bathra 4a)
A parte mais interna do santuário (o Lugar Santíssimo) estava vazia. A arca que continha os termos da aliança de Deus com seu povo havia desaparecido. O general romano Tito reduziu o templo a cinzas e entulho em 70 d.C., após a revolta judaica. Para os cristãos é significativo que o templo tenha desaparecido na época em que uma nova aliança foi estabelecida, dando a pessoas de todas as nações acesso a Deus (veja Hb 8--10; Ef 2.11-22).
Esta fotografia mostra a grande área do Templo.O pátio do Templo e o santuário do Templo estão no centro. O pórtico real (denominado assim por causa de seu tamanho) aparece no fundo |
Vista lateral do Templo |
O sumo sacerdote lê um rolo no pátio externo do Templo. Apenas uma vez por ano ele podia entrar no santuário interior. Ele usa suas roupas especiais. O peitoral com 12 pedras representa as 12 tribos de Israel. O turbante, a calça, o manto e o cinto trazem as quatro cores do santuário - branco, azul, púrpura e escarlate - entretecidas com fio de ouro
Este é o mercado onde as pessoas compravam suas ofertas sacrificiais. Movimento que irritou sobre maneira Jesus que na ocasião expulsou a todos que compravam e vendiam no Templo. (Veja Mt 21.12; Jo 2.14; Mc 11.15) Depois, entrando pelas portas centrais (as portas de Hulda), atravessavam o pátio dos gentios e chegavam aos pátios internos. Como mostra a foto acima lado esquerdo.
Uma vista do Templo a partir do pátio das mulheres através da porta de Nicanor (que leva o nome do judeu Alexandrino que a doou). |
Se não tinha arca ,, para onde levava o sumo sacerdote o sangue do animal inocente no santo lugar no templo de Herodes... ????
ResponderExcluirOlá!Sim..Ela é referida pela última vez no reinado do rei Josias (2 Cr 25.23).
ExcluirA arca não estava no templo de Herodes. Edersheim diz que havia somente uma pedra chamada de pedra da fundação, com três dedos de altura.
Provavelmente, o sangue era derramado sobre essa pedra mencionada por Edersheim.(Alfred Edersheim foi um judeu convertido ao cristianismo e um estudioso bíblico conhecido especialmente por seu livro A vida e os tempos de Jesus)
ExcluirLeia mais sobre a Arca aqui: http://www.costumesbiblicos.com/2018/03/a-historia-da-arca-da-alianca.html e também aqui: https://www.costumesbiblicos.com/2018/03/sacrificios.html
Como era lindo
ResponderExcluirSim. Era um esplendor de beleza e bem elaborado!
ExcluirOnde foi construído o tempo de Herodes foi no mesmo lugar do de Salomão e no mesmo lugar onde foi o de zorobabel ??????
ResponderExcluirSim. Provavelmente. Se desejar, leia mais aqui: https://www.costumesbiblicos.com/2018/03/o-templo-de-salomao-e-suas-reconstrucoes.html e também, nada sobreviveu do primeiro templo. Mas um muro de pedra que se ergue no alto do vale do Cedrom, no lado leste, pode ser parte da plataforma sobre a qual foi erguido o segundo templo, e que o rei Herodes incorporou nos muros de sua construção. E como eu escrevi acima, informações sobre essa magnífica estrutura nos vêm das descrições do historiador judeu Josefo e de notas em obras rabínicas. Se a história rabínica conta que foi "RECONSTRUÍDO", só isso nos basta para entender que foi no mesmo local. Pois só há reconstrução, onde primeiro houve uma "CONSTRUÇÃO" né verdade? Obrigado por sua pergunta e por sua leitura. Continue lendo clicando nos links expostos nos textos ok? Graciosa paz :)
ResponderExcluir